O cristão pode ter tatuagens?


Achei este texto muito interessante na internet, que traz um esclarecimento muito legal sobre o tema, visto que esse assunto é muito importante par nós.

A questão das tatuagens, juntamente com a questão do aborto e da homosexualidade, é uma das que gerou mais polémica no encontro que se realizou ontem, na igreja de Algés.

A questão das tatuagens é pertinente porque a sociedade em si não vê problemas nenhuns em colocar marcas em certas áreas do corpo como forma de fazer passar uma certa filosofia de vida.

Tendo em conta esta atitude complacente da sociedade actual, o que é que o cristão deve fazer? Será que devêmos ser "fundamentalistas" e negar toda e qualquer expressão artística que envolva a gravação de imagens ou palavras no corpo? Ou será que devêmos ser mais "liberais" neste ponto, como forma de mostrarmos que os cristãos são "pessoas normais"?

A meu vêr todas as decisões morais que o cristão pense em tomar devem começar na Palavra Daquele que sabe tudo (o Senhor Jesus Cristo), e não nas opiniões dos homens falíveis.

O que é que Deus diz acerca disto?

Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor. (Levítico 19:28)

Muitas vezes Deus alerta-nos para comportamentos que em si não são maus mas que podem causar o desvio dos fracos na fé (ou causar confusão àqueles que não conhecem a Cristo). Por exemplo, o Apóstolo Paulo diz

Pelo que, se a comida fizer tropeçar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para não servir de tropeço a meu irmão. (1 Cor 8:13)


Não há nada de mal em comer carne, mas se tal comportamento levar a que um irmão esmoreça na fé, o Apóstolo Paulo diz que não comerá a carne. O princípio aqui é o de que há actividades que em si não são pecado mas que podem ser formas que o homem use para se afastar de Deus.

A práctica de marcar o corpo está Biblicamente e historicamente associada à prácticas pagãs e à adoração de deuses alheios. Deus proibiu o Seu Povo de seguir o erro dos pagãos como forma de separá-los das nações (Lev 19:28). Hoje em dia o motivo da marcação do corpo não é o de adoração de deuses alheios (embora em certos casos, haja algo de idólatra nessa práctica) mas sim o suposto "embelezamento" do mesmo. No entanto, a Palavra de Deus diz:

Abstende-vos de toda espécie [aparência] de mal. (1 Tessalonicenses 5:22)

Reparem que neste verso, Deus manda que não só nós nos separemos do mal, mas também de tudo o que aparenta o mal.

Por exemplo, imaginem um casal de namorados cristãos que acredita e practica a abstinência, mas que tem por hábito passar a noite na casa de um ou de outro. Embora eles possam não fazer nada de mal, para as pessoas que os vêem a agir deste modo vai ser difícil fazer-lhes vêr que, apesar do que aparenta, o casal cristão practica o superior comportamento da abstinência. O que aparenta vai ser a causa de confusão e não o que está de facto a ser feito.

O mesmo se passa com as tatuagens. O que aparenta vai falar mais alto do que aquilo que o cristão verdadeiramente acredita.

Conclusão:
A meu vêr, o comportamento bíblico no caso das tatuagens é o de rejeitá-las a todas por completo, mesmo que uma delas seja "Deus é Amor". O descrente não vai olhar para isso como uma declaração de amor pelO Pai, mas sim como uma evidência de que "não há nada de mal em marcar o corpo com coisas de que se acredita".

Nós sabemos que isso não é verdade, e como tal, para que o nosso comportamento não seja pedra de tropeço para almas pelas quais o Senhor Jesus Cristo morreu, o melhor é deixar o corpo vazio de tatuagens.

Uma tatuagem é uma declaração de algo em que se acredita, sendo que a maioria delas é feita com o expresso propósito de exibi-las. Se o cristão quer declarar ao mundo que ele ama o Criador, o melhor é colocar marcas no seu espírito e exibir essas "marcas" com o seu comportamento.

E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

Postado sábado, agosto 08, 2009 por Juniorman tags , , , | 5 Comentários »

5 comentários:

Unknown disse... @ 11 de setembro de 2009 às 16:08

hey junior.. gostei do artigo, embora não concorde com alguns pontos dele.. por exemplo o mesmo capítulo de levítico que ele toma por base fala sobre entregar sacrifícios, sendo assim se "vamos cumprir a lei, devemos cumpri-la toda", uma vez que não vivemos mais sobre o julgo da lei.
Concordo sobre o ponto de escandalizar aos "fracos na fé", uma vez que o grande problema não está no que o mundo vai pensar, pois eles não pensam mal a respeito disso... mas os nosso "santíssimos" irmãos que não dão valor a tantas outras coisas, se escandalizarião com qualquer coisa "polêmica" como piercing e tatuagem. Discordo do ponto em que a tatuagem afasta os não crentes.. uma vez que já presenciei, muitas pessoas se convertendo pela pregação de um cara que se aproximou como "igual" em uma tribo de tatuados. E concordo com o texto quando diz que temos que nos submeter a Cristo, e se houver um propósito, se submeter a vontade dEle ainda que tenhamos que ir contra oq pensam os "santos irmãos" afinal, Jesus não agradou a maioria dos fariseus.

Fica aí a contribuição..(ou não)..
Grande abraço

Herson Nonaka disse... @ 11 de outubro de 2009 às 20:23

Só vamos deixar uma coisa clara... faltou um pouco de interpretação bíblica e até mesmo linguística...
Tatuagem (nem sempre) tem relação com lacerações "por ocasião da morte de alguém".

Unknown disse... @ 31 de outubro de 2009 às 15:33

ola, eu tenho tatto , não só uma mas algumas , e todas fiz depois de convertido .
nao fiquei menos crente e nem mais crente com elas . o livro de levitico diz tambem para nao se passar navalha sobre o corpo ...porem fazemos a barba e cortamos cabelo.
eu acho que o tabu da tatuagem dentro da igreja esta ligada a questão social mesmo, visão de sociedade dentro da igreja , e nada com relação a Deus ou sua palavra .
só sei de uma coisa existe um mundo la fora de pessoas que as igrejas nao estão nem um pouco preparadas para recebelas...mas enquanto eles morrem nós discutimos o quanto é pecaminoso ou não fazer uma tatto...
mas como ja foi dito um tempo atras ...enquanto o mundo dorme nas trevas a igreja dorme na luz...
paz a todos .

Anônimo disse... @ 21 de novembro de 2009 às 14:22

para a o nosso bem estar costumamos distorcer a bíblia levando a palavra de Deus para satisfazer a nós mesmo, será q Deus esta contente com isso?

sula disse... @ 6 de agosto de 2010 às 22:16

Olá a todos. Como pode os irmãos se escandalizarem com uma simples tatuagem se baseando em Levítico, e se esquecem do amor ao próximo: será que um tatuado conhecendo a Cristo não poderá ser salvo, o crente tem se baseado muito na aparencia, mas será que o coração está puro, muitos roubam em nome de Deus e ninguém ve isso ( ou fingem não ver ) a igreja tomou pra si os costumes do mundo de julgar pela aparencia. Se chega um homem na igreja de terno de boa postura vão tratá-lo bem, mas se for um cara todo tatuado, de boné, será que o tratamento será o mesmo.

“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como o homem vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração”.

I Samuel 16:7
Porque nao posso usar minhas tatuagens para alcançar os loucos pra Jesus,

Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus.” (1 Coríntios 1:27-29)