O Cristão e a política


Este texto é para que os meus alunos do seminário teológico batistanaciona, nosso querido STBN, possam ler e postar seus cometários sobre os textos que estudamos em classe.


Este assunto sempre é um assunto muito polêmicoo, pois temos em nosso meio, no meio evangélico, muitas opiniões, ou pelo menos duas, obviamente, a favor e a contrária.

Mas antes de tudo o que quero resaltar é o seguinte, como cristãos, mesmo que sejamos contra ou a favor da política, devemos antes de tudo nos portar de uma maneira digna, pois o que mancha a política é o que todos sabem a corrupção, e seja qual for a nossa posição devemos estar sempre afastados da corrupção, passiva ou ativa.

Ativa por participarmos efetivamente desta corrupção, aceitando propina, pagando propinas para receber alguma coisa ou favor em troca, com o presuposto de que "é assim que as coisas funcionam", ou até passivamente, deixando que outros pratiquem a corrupção, tanto uma como outra é CORRUPÇÃO do mesmo jeito, iqual a pecadinho e pecadão, é tudo a mesma coisa.


Minha posição é a mesma do autor do texto 1 René Vasconcelos quando ele diz que o cristão tem direitos afirmados biblicamente. como o apostolo paulo requereu em Atos 16, evocando seu título de cidadão romano. Como cidadãos temos muitos direitos declarados na constituição, como também temos deveres, como cidadãos devemos respeitar sim todas as leis e todos os governantes de nosso pais.

Questionar o governo não é pecado pois estamos em um sistema de governo que nos dá este direito também, em que as leis são debatidas e votadas entes de serem instituidas.


Não devemos estar inertes e omissos quanto a política, porque somos cidadãos, devemos mostrar a nossa opinião, ainda mais como cristão e julgando que conhecemos a vontade de Deus, temos que orar e também usar dos meios democraticos para fazer a vontade de Deus, é claro sem se corromperde qualquer forma.


Podemos fazer política sem corrupção, não existe aquela de "entrar no sistema", mesmo que seja algo muito forte, o mandato deve ser em integridade, mesmo mediante a corrupção, que sejamos verdadeiros, a corrupção é igual ao Diabo, muitos falam que não existe, mas temem e uns até se relacionam.


Vemos na Bíblia que muitos governantes atuaram sem ser corruptos, e que é possivel fazer assim hoje.


A solução não está na omissão ou na corrupção, está na integridade de quem governa, o mínimo de corrupção é corrupção total, quem toca na corrupção de maneira participativa, se suja por inteiro.

Postado terça-feira, junho 02, 2009 por Juniorman tags | 19 Comentários »

19 comentários:

Unknown disse... @ 5 de junho de 2009 às 19:38

pessoal coloquem suas opiniões aqui lembrem que vale nota, rsrs - um abraço.

Unknown disse... @ 6 de junho de 2009 às 18:53

Realmente precisamos expor nossas idéias quanto aos direitos, não esquecendo os deveres, politicamente podemos estar lá, sem ser igual.. mas diferente bem diferente..abraço
Jorge

Unknown disse... @ 8 de junho de 2009 às 10:30

Como conhecedores da palavra de Deus não podemos fugir da realidade, pois nossos direitos e deveres de cidadania dependem da política.Sempre lembrando que somos filhos da Luz.

Carlinhos disse... @ 8 de junho de 2009 às 12:27

Pensando em política em seu significado de maneira hábil de agir, o que se vê atualmente, é um descaso com os cidadãos de bem, que não tem conhecimento de seus direitos, e políticos agindo com uma habilidade em favor de si próprios, criando leis que são favoráveis a eles mesmos. Nós, como cristãos conhecedores da verdade devemos nos impor, dentro dos direitos legais da ciddania, a fim de forçarmos os governantes a agir, com habilidade, em favor da população em geral... graça e paz!

paulinho disse... @ 8 de junho de 2009 às 20:36

o cristão deve participar sim da política para que tenha a oportunidade de expor suas idéias e projetos e anunciar o Evangelho.
contudo, deve-se tomar muito cuidado para não se envolver, apoiar situações que vão contra aquilo que é moral, saudável e correto para não manchar seu caráter... paz do Senhor!

Valdenilson Oliveira disse... @ 8 de junho de 2009 às 23:58
Este comentário foi removido pelo autor.
Valdenilson Oliveira disse... @ 9 de junho de 2009 às 00:04

Ai Júnior segue o comentário da Bruna ai, tem que ser no meu perfil porque está dando erro de script na página.

O Senhor disse que quer no ver por cabeça e não por cauda, ser cabeça quer dizer ser lider e o cristão pode sim ingressar na politica sem ser corruptivo, devemos sim expressar nossa opiniões e fazer a diferença, afinal somos chamados para isso.
Bruna Galdino.

Carlinhos disse... @ 9 de junho de 2009 às 10:22

Júnior, segue ai o comentário do Pastor Jodeci, ok!

No meu conceito religioso todos os cargos políticos deviam estar nas mãos dos homens de Deus, pois tudo que Deus criou foi perfeito, e Ele espera que o homem procure andar em perfeição. Vejo que quando os políticos querem andar sinceros no que fazem, contemplamos diferenças em todos os sentidos na vida da população. A sociedade procura homens de boa fé na política.

andre disse... @ 9 de junho de 2009 às 17:44

sabemos que no meio político existem muitos erros, assim como em todas as areas da sociedade, mas nós, como cristãos, temos que ser luz, não simplismente mais um nas trevas.

abraçs

André.

Unknown disse... @ 9 de junho de 2009 às 18:36
Este comentário foi removido pelo autor.
Nivanei Gomes disse... @ 9 de junho de 2009 às 19:06

Não é difícil sustentar aquilo que creio. Que o Cristão deve equilibradamente exercer seus direitos .
Temos o texto de (João 17:15) "Onde em oração ao Pai Jesus não isenta ou melhor aliena seus discípulos a este mundo, mas roga que sejam guardados do mal".

NIVANEI 3º. ANO

Juniorman disse... @ 9 de junho de 2009 às 19:22

Meu alunos dizem que não conseguem postar.... me engana que eu gosto!!! RARARARARA

paulinho disse... @ 9 de junho de 2009 às 19:59

Se for um cristão convicto e temente a Deus a ponto de suportar as pressões ou até mesmo as perseguições que poderão surgir em sua vida e assim ser usado para abençoar e ser benção no liugar em que estiver não vejo razão para não fazer parte, afinal são os cristãos que Deus usa pata abençoar o povo.

Cleber disse... @ 9 de junho de 2009 às 20:15

O Conhecimento adquirido atravez da palavra de Deus deve conduzir o cristão a atitudes sabias e inteligentes diante de questões politicas e sociais, iluminados por Cristo temos que usar o que ele nos proporciona para agirmos em meio a democracia dada a todos para fazer a diferença concientes e direcionados por por DEus. e guiados por ele para a vontade dEle para todas as coisas.inclusive na politica!!!

M.Lúcia disse... @ 9 de junho de 2009 às 23:23

Olá nós não somos povinho, temos que fazer valer nossos direitos de cidadãos brasileiros,como fez o apostolo Paulo,votar é preciso e isso é só o início,somente exercendo cidadania podemos lutar por algo..

M.Lúcia disse... @ 9 de junho de 2009 às 23:25

Olá nós não somos povinho, temos que fazer valer nossos direitos de cidadãos brasileiros,como fez o apostolo Paulo,votar é preciso e isso é só o início,somente exercendo cidadania podemos lutar por algo..

Anônimo disse... @ 26 de junho de 2009 às 13:47

Agora vcs podem comentar como anônimos, se não tiverem uma conta google, mas mesmo assim deixem seus nomes

Abraços

Juniorman

WAGNERNOVAES.RODRIGUESNOVAES disse... @ 26 de junho de 2009 às 14:27

Nós como cristãos, devemos obedecer a Palavra de Deus e cumprir com nossas obrigações civis como nos orienta a Palavra. Não nos envolver com a política, nos traz a idéia de desinteresse pela pátria. "Bem aventurada a nação cujo Deus é o Senhor." Sl 33.12

NEOQJAV disse... @ 29 de dezembro de 2009 às 19:31

Existem duas coisas que tornam um homem verdadeiramente covarde:
Conquistar uma mulher sem ter a intenção de amá-la, e ler a bíblia sem a intenção de praticá-la.
Pois o verdadeiro homem, não é aquele que conquista várias mulheres, mas sim o que conquista uma só mulher,

várias vezes.
E o verdadeiro cristão não é aquele que usa a bíblia para influenciar as outras pessoas, mas sim aquele que

deixa a bíblia influenciá-lo em todas as suas atitudes.
Se você lê a bíblia, empenhe-se em ler a praticar os seus ensinamentos, e lembre-se:
“A sua vida pode ser a única bíblia que alguém vai ler”
“Não viva para saber tudo, mas viva tudo o que sabe”

O sacerdote e o levita discutem religião, enquanto o bom samaritano ajuda o necessitado que eles acabaram de ignorar...
Atos 10:34,35 / Tiago 1:26,27 /
1João 3:17,18 / Lucas 10:30-37

AUTOR: NEOQJAV (Jeremias 9:23,24)

projetocristao1@hotmail.com